Meditar pra que?

27/07/2011 § Deixe um comentário

Segundo estudos médicos, os benefícios da maditação variam desde o desenvolvimento da capacidade de concentração e de raciocínio a melhorias na atividade do sistema imunológico, a alívio de insonias e a problemas relacionados com pressão alta. Os praticantes, porém,  não deixam de contrair doenças, de sofrer e de morrer. A meditação não é um meio para se alcançar a imortalidade física ou para se libertar das leis da natureza e sim para conhecer a si mesmo.

Desejamos emagrecer, mas insistimos em comer. Desejamos não brigar mais com um parente, mas sempre acabamos brigando. Desejamos estudar mais, porém quando surge um tempo, lá estamos na frente da TV. Desejamos falar menos, e quando vemos, já falamos o que não queríamos. Não é assim? Se o homem desconhece os motivos pelos quais toma suas decisões, mesmo que essas decisões, externamente, mostrem interesses fraternos ou humanitários, como afirmar que somos co-criadores da nossa realidade?

Somos o que pensamos.

Tudo o que somos provém

dos nossos pensamentos.

Com os pensamentos

Fazemos o mundo

(do Dhammapada)

Ver as coisas como elas são, incluindo nós mesmos, é o principal motivo que leva os praticantes espirituais a meditarem… Ao meditarmos, passamos a ver com maior clareza os nossos preconceitos e apegos, e isto faz com que procuremos aperfeiçoar o nosso caráter. A observação simples, honesta, não verbal, dos nossos processos mentais e emocionais produz de fato uma mudança no modo como encaramos as situações e as pessoas que encontramos.

Segundo um ensinamento essencial do Zen, a porta interior está aberta a todos, homens e mulheres, velhos e novos, sábios e ignorantes, fortes e fracos, pessoas de todas as profissões, ofícios e origens, de qualquer religião e crença.

Um inconsciente cheio de crenças e caos dificulta o pleno crescimento no mundo da realidade. O consciente deseja, mas prevalece sempre a ilusão, pois no fim, não não nos conhecemos o suficiente a ponto de saber que nós mesmos criamos aquilo. A meditacão é a uma das práticas, senão a única, que permite acesso a esse inconsciente, que pode interferir na sua limpeza e organização, trazendo para o plano consciente a clareza necessária para reconhecer a si mesmo.

“Se não você, então quem? Se não agora, então quando?”

Gary Herbert

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Meditar pra que? at Yandé.

meta

%d bloggers like this: